Execução de Serviços em parada Técnica de Produção


O que é ?

A produção parada é quando a linha de produção é interrompida por algum motivo, como por exemplo: problema técnico, setup, ociosidade e motivos externos. Algumas vezes a produção parada pode ser intencional e programada, como por exemplo, por falta de demanda e excesso de estoque.


A importância das paradas de manutenção

A manutenção industrial, em resumo, colabora para que a empresa obtenha melhores resultados no que tange disponibilidade, custo de produção e prazo de entrega. Além disso, a manutenção do maquinário está diretamente relacionada a saúde dos colaboradores. Isto é, problemas atípicos podem ocasionar acidentes de trabalho.

Não é à toa que as paradas seguem normas nacionais e internacionais, todas regulamentadas e acreditadas por órgãos certificados, conforme pontua o coordenador de obras da Possebon, Carlos Ney Farias Nunes.

De acordo com Carlos Ney, a empresa tem papel fundamental na participação e execução. “O objetivo de uma parada de manutenção é manter a integridade dos equipamentos em funcionamento sem que seja necessário paradas de emergência, ocasionando assim uma continuidade de processo com melhores resultados operacionais”, esclarece. “Entretanto, é fundamental toda a expertise em manutenção e logística com recursos e engenharia aplicada para manter o foco nos resultados”, acrescenta o coordenador.

Planejamento de Paradas de Manutenção

O também coordenador de obras da Possebon, Carlos Freitas, explica que, a princípio, é necessário elaborar, em conjunto com o contratante, a programação de trabalho. “Seguir o planejamento é fundamental, além de atender os critérios de desempenho relacionados a qualidade, segurança, meio ambiente e saúde (QSMS) descritos no contrato.” Freitas também elenca algumas questões essenciais para um bom andamento nos serviços de paradas:

  • Mobilização da equipe no período previsto: recrutamento, seleção, integração e treinamento de pessoal;
  • Mobilização dos insumos, materiais e equipamentos necessários;
  • Elaboração da documentação relacionada a QSMS e a implantação dos controles operacionais.

A quantidade de pessoas envolvidas, de acordo com Carlos Freitas, depende do tipo de serviço e escopo e envolve equipe multidisciplinar de construção e montagem, engenharia, topografia, inspeção, segurança, meio ambiente, saúde, apoio administrativo e logística.

Gostaria de Solicitar um Orçamento ?

Entre em Contato com nossa Equipe!

PRECISA DE ALGUM DOS NOSSOS SERVIÇOS ?